top of page
banner 02.jpg

Entrevista com a Dra. Ana Paula Barbosa sobre os benefícios da Harmonização Orofacial e bem estar

  • Foto do escritor: Empresas News
    Empresas News
  • 23 de jun. de 2021
  • 5 min de leitura

Por Thamiris Franco



ree

Empresas News: * Conte um pouco sobre a sua trajetória profissional e como decidiu se tornar uma profissional na área de Harmonização Orofacial?


Dra. Ana Paula Barbosa: Então, desde a faculdade eu queria fazer ortodontia ou cirurgia buco maxilo facial. Na época prestei várias provas em São Paulo para ingressar em uma residência, acabei entrando na residência de cirurgia do Hospital Mário Gatti de Campinas, a residência foram 3 anos e logo depois, como complemento da residência, fiquei 4 meses em um hospital de Antuérpia, Bélgica fazendo um fellow(estágio) em cirurgia facial e implantes dentários. Logo depois, resolvi fazer a especialização em ortodontia para complementar a formação em cirurgia ortognática. Como gosto muito de estudar e já era preceptora de residência e professora universitária entrei no mestrado e logo depois mudamos para São Paulo para que eu pudesse fazer o Doutorado na USP - São Paulo. Depois, por incentivo da minha irmã dermatologista e com a especialidade de HOF(Harmonização Orofacial) reconhecida como especialidade da Odontologia, resolvi cursar a especialidade, que é linda. Então minha formação é esta, a formação de quem gosta de estudar sempre.


Empresas News: * Quais são os procedimentos da área de Harmonização Orofacial que o dentista pode realizar?


Dra. Ana Paula Barbosa: É mais fácil falarmos inicialmente dos que não podemos realizar. Não podemos realizar cirurgias plásticas de nariz, de face, nem plásticas de orelhas. Há uma resolução do CFO (Conselho Federal de Odontologia) que explica direitinho o que pode e o que não pode fazer, mas continuamos podendo aplicar Toxina Botulínica, Ácido Hialurônico, fios faciais, podemos fazer bichectomias, Lipoaspiração de Papada, lip lifting. Enfim, o rol de procedimentos é muito grande.


Empresas News: * Quais são os procedimentos que você realiza no consultório na área de Harmonização?


Dra. Ana Paula Barbosa: Realizamos aplicações de Toxina Botulínica, aplicações de ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno, fios faciais, cirurgias como bichectomia, Lipoaspiração de Papada e lip lifting.



Empresas News: * De que forma a estética pode melhorar a autoestima das pessoas? Como o dentista pode contribuir para isso?


Dra. Ana Paula Barbosa: Então, na minha experiência como cirurgiã dentista, a HOF veio complementar o sorriso que devolvemos aos pacientes. Por exemplo, antes nós fazíamos reabilitações lindíssimas com implantes dentários e os lábios ficavam sem tratamento, ficavam finos, desidratados, e acreditando que nós podíamos contribuir nisso tudo, a HOF vem para complementar nosso trabalho, nestes casos e em muitos outros.


Empresas News: * Você acredita que a Harmonização pode melhorar o relacionamento social das pessoas e contribuir até mesmo para uma inserção maior na sociedade?


Dra. Ana Paula Barbosa: Sim, esta é a nossa principal missão, a HOF trouxe mais inclusão para as pessoas de renda mais baixa aproximando estas pessoas de tratamentos que nunca puderam ter acesso devido ao alto custo cobrado pelos dermatologistas e cirurgiões plásticos.



Empresas News: * Quais são os atributos que permite identificar um bom profissional da área de Harmonização?


Dra. Ana Paula Barbosa: Uma boa dica para qualquer área da Odontologia é consultar o site do Conselho Federal de Odontologia na aba de consulta de profissionais, digita o nome completo do profissional ou o CRO deste no referido estado e ali dá para ver se o profissional tem título de especialista. É importante dizer que cursos rápidos não são reconhecidos pelo CFO e não capacitam plenamente o profissional para realização da maioria dos procedimentos em HOF. Como é uma especialidade nova, a HOF tem muitos profissionais que fizeram estes cursos e atuam na especialidade sem o título, mas com o reconhecimento da especialidade isso tende a mudar com o tempo.



Empresas News: * De que forma a Harmonização orofacial contribui no seu cotidiano hospitalar enquanto cirurgiã bucomaxilo? Relate algum caso específico em que a Harmonização foi fundamental na rotina hospitalar.


Dra. Ana Paula Barbosa: Contribui por exemplo quando a pessoa tem uma deformidade óssea como queixo pequeno e a pessoa não quer ou não pode realizar a cirurgia ortognática mas quer fazer um preenchimento no queixo mesmo que temporário. Outro exemplo é que há muita procura e para pequenas correções temporárias no nariz, não são todas as pessoas que desejam ser submetidos à cirurgias plásticas. Preenchimentos labiais após as lentes de contato são um belo exemplo.


Empresas News: * Como é possível evitar intercorrências na Harmonização? Como o paciente que teve alguma intercorrência deve proceder?


Dra. Ana Paula Barbosa: O estudo de anatomia, fisiologia, farmacologia, ou seja, matérias básicas, evitam 99% das intercorrências que temos visto. É importante também salientar que a curva de aprendizado em determinado procedimento deve existir, o que notamos é que os cursos rápidos soltam profissionais no mercado sem nenhum critério de seleção e estes profissionais se sentem aptos a realizar os procedimentos mesmo não evoluindo na curva de aprendizado. Na hora de escolher os cursos o cirurgião dentista deve, pelo menos, ter acesso ao professor para que possa evoluir na curva de aprendizado. Em caso de intercorrências pós procedimentos os pacientes devem informar ao cirurgião dentista que realizou o procedimento e este deve estar apto a atender todas as intercorrências destes.



Empresas News: * Você notou uma procura maior no consultório por procedimentos de Harmonização nos últimos tempos? Ao que se deve esse crescimento?


Dra. Ana Paula Barbosa: Sim, notei e muito. Os pacientes confiam em nosso trabalho e solicitam os procedimentos de HOF além dos que usualmente vêm buscar em nossas clínicas.



Empresas News: * Use este espaço para falar sobre as considerações sobre a profissão e também incentivar as pessoas a se sentirem melhores com os procedimentos da Harmonização.


Dra. Ana Paula Barbosa: A Harmonização Orofacial veio trazer um diferencial para a Odontologia, trouxe mais uma forma de levarmos saúde beleza e bem estar aos pacientes. Quem não se sente bem quando se cuida, não é? Se sentir bonita (o) melhora não só a nossa autoestima, mas melhora também o mundo ao nosso redor, a gente espalha boas energias e tudo fica mais fácil e melhor.



Dra. Ana Paula Barbosa


Dra. Ana Paula Barbosa é sócia – proprietária da Integre Odonto Estética e da INHOF – Cursos e Treinamentos, localizados em Cuiabá-MT.

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Cuiabá (1999). É especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial e Ortodontia. Mestre em Ciências Odontológicas pela UNIC - Universidade de Cuiabá e Doutora em Cirurgia Bucomaxilofacial USP-SP. É integrante do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial. Cursou residência em Cirurgia Bucomaxilofacial no Hospital Municipal de Campinas Dr. Mário Gatti e tem FELLOWSHIP em Cirurgia Bucomaxilofacial no Hospital AZMONICA em Antuérpia na Bélgica.

Atualmente é preceptora da Residência em Cirurgia Bucomaxilofacial do HGU – UNIC e plantonista concursada na área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Municipal de Cuiabá. Tem consultório particular desde 2004.

Atua principalmente nas áreas: Cirurgias em HOF e preparos ortodônticos para cirurgia ortognática. Ministra cursos em HOF Cirúrgica.

Instagram: @integreodontoestetica @anapaulabdelima

Atendimentos: Avenida Dr. Helio Ribeiro, 525. Paiaguás, Cuiabá.

Contatos: (65) 99233-4696 / (65) 30524696


1 comentário


Agência Brasil
Agência Brasil
24 de set. de 2021

ok

Curtir
bottom of page